Redes sociais

Neuropsicologia Infantil e Adolescente

Visa avaliar (através de Avaliação Neuropsicológica) e reabilitar o desempenho cognitivo global de crianças e adolescentes.

Ver profissionais Agendar consulta

O que é Neuropsicologia?

A neuropsicologia é uma especialidade dentro da psicologia que busca entender o comportamento através do funcionamento do cérebro. Ela atua no auxílio diagnóstico, no acompanhamento e tratamento de distúrbios que afetam a cognição, as emoções, a personalidade e o comportamento das pessoas.

 

Qual o objetivo da avaliação neuropsicológica?

A avaliação neuropsicológica tem como objetivos investigar e criar hipóteses que possam esclarecer a queixa, auxiliar no processo diagnóstico e, a partir disso, elaborar um plano de tratamento visando melhorar a qualidade de vida do paciente.

 

Como é feita é uma avaliação neuropsicológica?

A avaliação neuropsicológica é um processo minucioso que visa avaliar o desempenho cognitivo global mediante a mensuração de diversas funções cognitivas como inteligência, atenção, memória, linguagem, funções executivas, dentre outras. Ela consiste em entrevistas com o paciente e familiares e/ou cuidadores, aplicação de escalas, testes psicológicos e neuropsicológicos, análises de material escolar, entrevistas com outros profissionais, visita à escola e outras técnicas que avaliam, de forma quantitativa e qualitativa, os aspectos neuropsicológicos do paciente.

Além disso, ela permite identificar se as alterações cognitivas, emocionais e de comportamento correspondem à idade e ao contexto psicossocial do paciente. Vale ressaltar que o perfil neuropsicológico resultante da avaliação compreende não apenas suas dificuldades, mas, principalmente, suas potencialidades, sendo este um importante diferencial para o plano terapêutico.

Com a avaliação neuropsicológica concluída, o neuropsicólogo pode delinear um plano de tratamento no qual ele poderá atuar ativamente ou encaminhar para profissionais indicados conforme o caso. Por fim, é importante evidenciar que cada avaliação é única, personalizada e totalmente voltada para a realidade do paciente, considerando os aspectos emocionais, familiares e socioculturais em que ele está inserido.

 

Quem deve procurar um neuropsicólogo?

Todos aqueles que apresentarem prejuízo cognitivo que interfiram nos relacionamentos pessoais, no trabalho, na escola e na rotina diária. Os pais que observarem que a criança está apresentando dificuldades escolares tais como notas baixas, dificuldade na aquisição de linguagem, na leitura e escrita, agitação, desatenção, problemas de comportamento, são orientados a procurar um neuropsicólogo.