Redes sociais

Neuropsicopedagogia

Os neuropsicopedagogos compreendem o desenvolvimento humano, a organização funcional do cérebro e a aprendizagem, possuem subsídios para entender o contexto escolar, o projeto pedagógico da escola, os projetos de trabalho e os protocolos de inclusão.

Ver profissionais Agendar consulta

A Neuropsicopedagogia uniu conhecimento da Neurociência, Psicologia e Pedagogia. O estudo destas áreas fundamenta o neuropsicopedagogo clínico e institucional a compreender o desenvolvimento global do ser humano, bem como suas dificuldades de aprendizagem. Os neuropsicopedagogos clínicos e institucionais, tem sua base teórica para compreender o desenvolvimento humano, a organização funcional do cérebro e a aprendizagem, possuem subsídios para entender o contexto escolar, o projeto pedagógico da escola, os projetos de trabalho e os protocolos de inclusão.

Existem vários instrumentos disponíveis para a investigação dos diferentes aspectos das funções cognitivas, variando em sua forma de apresentação, complexidade das tarefas envolvidas, critérios de correções e normas disponíveis. A seleção de instrumentos a ser utilizado é realizada de acordo com os objetivos da avaliação e da idade da criança ou adolescente, que forneçam parâmetros para analisar/avaliar tanto as dificuldades como o alto potencial cognitivo do sujeito.

Dentre os instrumentos disponibilizados para uso dos neuropsicopedagogos é possível realizar acompanhamento do desenvolvimento infantil a partir de quatro meses de vida e avaliação neuropsicopedagógica a partir de dois anos e meio de idade. Além das avaliações também são realizadas intervenções focadas nas necessidades específicas do indivíduo, orientações parentais, orientação para professores e assessoria profissional para inclusão. Sempre em conformidade com o código de ética e nota técnica da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia – SBNPp.