Redes sociais

Você já ouviu falar no Janeiro Branco?

Você já ouviu falar no Janeiro Branco?

Por Kathi Helen Frigo – Psicóloga – CRP 12/24633

Você já ouviu falar no Janeiro Branco?

 

É um movimento brasileiro criado em 2014 por profissionais da Saúde Mental, com o objetivo de incentivar e promover os cuidados com a saúde mental, investindo em tudo o que é importante para nós, e em tudo o que nos faz viver!

E quando se fala em saúde mental, um dos pilares que nós, profissionais da área da Psicologia, utilizamos é estar atento a uma rotina que envolva: exercício físico regular, alimentação saudável e sono de qualidade.

Confira algumas dicas que podem te auxiliar a desenvolver esses hábitos saudáveis!

 

Sabemos que nem sempre nos sentimos motivados a fazer atividade física, então a ideia é pensar e identificar alguma atividade que seja reforçadora pra você, ou seja, que você goste MUITO de fazer. Por exemplo: caminhada ao ar livre, bike, futebol, natação (ou qualquer esporte físico), musculação, pilates, entre outros.

Para conseguir ter uma alimentação saudável, é importante se atentar para a QUANTIDADE de alimentos ingeridos, prestando atenção nos macronutrientes presentes em cada refeição, ou seja, quantidade de carboidrato (arroz, feijão, batata), proteína (carnes e ovo) e gordura. A chave para uma boa alimentação é a organização na hora de preparação dos alimentos, não cometendo exageros. E não se esqueça de se hidratar tomando MUITA água.

Já em relação a um sono de qualidade, é recomendado entre 7 a 8 horas de sono por noite, mas mais importante do que a quantidade de horas é prestar atenção em como está a QUALIDADE deste sono. E a dica prática é tomar cuidado com o uso de telas e exposição a luminosidade/sons altos antes de dormir, quantidade de comida ingerida na janta, consumo de cafeína ao longo do dia e se expor a luz natural o máximo de tempo possível durante o dia.
É fundamental pensar que todas essas coisas fazem parte de uma construção de hábitos saudáveis, e portanto levam um tempo para se estabelecer. Assim, fazendo um pouco cada dia, tira-se o peso de fazer apenas por obrigação, tornando o processo mais leve e possível de ser feito!

E por último, mas não menos importante, é indispensável prestar atenção em como está a sua REDE DE RELACIONAMENTOS, ou seja, como está seu relacionamento com seus amigos, seus filhos, seu cônjuge, pessoas da sua família que são próximas. Você tem tirado um tempo para aproveitar a companhia deles? Para realmente poder se conectar com eles e poder relaxar um pouco? Talvez você não saiba, mas esses “pequenos momentos” são MUITO valiosos para a nossa saúde mental.

Um passo importante para iniciar o cuidado com a nossa saúde mental é revendo o que foi feito no ano anterior que conseguiu deixar meus dias melhores e mais leves, e o que pode ser melhorado para esse próximo ano.

Related Posts